Caráter é um conjunto de características que o ser humano possui e está ligado à sua forma de ser e de agir, ou seja, são os traços singulares de um indivíduo, normalmente está ligado à moralidade e às inclinações, tanto para fazer o bem como o mal.
De acordo com Leibig (2013) Efeitos que são do fenômeno de inversão do entendimento conceitual do moralmente certo e errado, como se constata frequentemente nos meios em que se vive ou se transita, ou então na mídia, pelos noticiários de TV, rádios ou redes sociais, suas atitudes são destituídas do cunho virtuoso acabam impactando negativamente nas histórias de suas vidas.
Pensando nos nossos primeiros anos de vida, ao lado de nossos pais, familiares e meio no qual estamos inseridos é muito fácil que haja inversão de entendimento do que é moralmente certo e errado, podemos partir da premissa que o despreparo dos pais em todas as dimensões de suas vidas consequentemente afetará de forma desfavorável a vida de seus filhos, na escola e na sociedade.
Que foi o caso que relatei na parte 1, onde a aluna mostrava deficiências que poderiam perfeitamente serem corrigidas pela família, com a pratica conjunta de exercitar valores e virtudes, mas ao contrário disso a mãe foi conivente e o reflexo de sua educação estava repercutindo na sala de aula.
Que foi o caso que relatei na parte 1, onde a aluna mostrava deficiências que poderiam perfeitamente serem corrigidas pela família, com a pratica conjunta de exercitar valores e virtudes, mas ao contrário disso a mãe foi conivente e o reflexo de sua educação estava repercutindo na sala de aula.
Muitos de nossos alunos vem para a escola sem base cultural estável, se apresentam sob forte influência do meio e, nesse meio no qual estão inseridos há tantas influências negativas que é impossível sair ileso. Há um gênero musical, se é que podemos chamar de música, que nosso jovens curtem muito, que atua como Educação Informal, e através da plasticidade cerebral os levam a um tipo de comportamento inaceitável ao ambiente escolar, mais propriamente para a sala de aula, impactando o trabalho do professor, esse por sua vez, ainda se depara com a diversidade de cultura familiar, onde os próprios colegas em sala de aula se incomodam com uma outra cultura familiar que está muito distante da sua, como alguns valores de moral que não se coadunam com os seus e dessa forma com a escassez do comportamento moral e ético, acontecem os conflitos entre alunos/alunos, alunos professores.
Todos estamos sujeitos à educação informal, nos programas de TV, no rádio, nas músicas, com o meio, segundo Leibig (2013) a Educação Informal se inicia a partir do momento em que o sistema nervoso do embrião começa a ser constituído, imaginem vocês que mesmo antes de nascer o indivíduo já está sendo impactado pelo sistema e já se estabelece uma conexão sistêmica indissolúvel de vida entre ele e o meio ambiente. Ela acrescenta que o sujeito social está 100% do tempo em constante processo de aprendizagem informal, aprendendo pela observação e experiência vivida.
Sendo assim, ele trará para a escola o que aprendeu em seu meio familiar e social, trará para dentro da sala de aula a sua experiência de vida, sem nenhuma noção que essa educação o acompanha, nem tão pouco que ela pode estar errada ou ser inaceitável. Uma vez que a educação informal faz parte da vida de todos os seres humanos, ela simplesmente atua, principalmente para quem está desinformado.
Leibig (2013 p16) afirma que são forças invisíveis de influência intrínseca à vontade do ser humano, essas forças atuam no poder de decisão, nas escolhas morais e no estilo de vida. Isso nos mostra que o caráter é moldável, porém, se ele passar a frequentar um ambiente onde se cultiva valores e virtudes em pouco tempo essa também será uma força que atuará sobre ele e essa força irá o moldando e novas redes neurais se farão e passarão a atuar sobre ele, daí a importância de Gestores, Professores e Alunos criarem os valores éticos e morais da escola, daí a importância da escola criar a sua própria cultura, a sua própria identidade e suas virtudes, pois colocadas em prática também será uma força invisível e se efetivará como aprendizagem.
É curioso observar que na educação informal, o indivíduo pode realizar aprendizagens, recebendo conhecimentos por intermédio de outra pessoa, sem que, necessariamente, aquela pessoa tenha se oferecido para ensiná-lo. Nesses casos, é o sujeito social que aprende por si só, elegendo alguém como seu educador, sem que nem se dê conta de que tal processo esteja acontecendo. Quando isso ocorre, algumas pessoas costumam dizer que aprenderam com a vida, com a experiência, copiando e adaptando o que veem. (LEIBIG 2013 p.19)
Dessa forma caros leitores, vejo a importância de pararmos e nos aprofundarmos nesses estudos cientes de que a Educação Formal se aprende com a família e com a escola, na prática, e dessa prática virá a compreensão do que é moralmente certo e errado e consequentemente se formará o caráter da pessoa, como suas atitudes terão consequências afetando o seu entorno, porém, sem nos esquecermos que haverá forte influência da Educação Informal, essa que vem da sociedade e do meio, as forças invisíveis que sempre estarão agindo e não nos deixarmos abater.
Nesse sentido quem tem filhos deve estar ciente dessa influência e praticar em família atitudes éticas, virtudes e valores, e quem é professor deve ter consciência de que cada aluno que está à sua frente, sem que saiba, estará sob o impacto do meio cultural, que ele encontrará no seu dia a dia grande diversidade e terá que estar preparado para trabalhar com essas diferenças, entendendo isso e agindo com sabedoria, evitará o desgaste de energia que tanto os tem adoecido.
É mister que estejam preparados para lidar com essa situação, saberem que nem sempre os valores morais foram praticados com a família e, a ele caberá esse papel; melhor seria que as ações e o discurso de todos estejam alinhados no sentido de criar uma cultura de paz e solidariedade dentro do ambiente escolar e que essa paz se reverbere sendo capaz de melhorar a escola, o entorno, a sociedade e o planeta.
Referência:
LEIBIG, Susan - Caráter se aprende na família e na escola - SP Ed. Al Print 2013.
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